ALTER EGO

Iniciantes vs Profissionais
August 18, 2017

 

Há alguns anos venho acompanhando e estudando o comportamento de novos profissionais criativos em diversos segmentos, no qual o intuito é observar com calma em qual etapa ele possa estar se equivocando. Novo profissional não é aquele que tem 16 anos, mas aquele que se introduz dentro do mercado.

Um fato no qual não posso chamar de certo ou errado, mas no meu ponto de vista é estranho, é ver como o ALTO EGO está cada dia mais presente em todas as áreas criativas. Se auto promover está virando uma espécia de PRAGA, todo mundo quer alcançar a excelência com coisas criadas para si próprio ao invés de conquistar bons resultados para clientes, clientes esse que são sempre criticados massivamente até mesmo por mim de uma forma irônica.

Um designer de produto não cria uma cadeira para só ele sentar, um compositor não escreve uma música só pra ele ouvir, um fotógrafo não registra um momento apenas para ele contemplar, um publicitário não cria uma campanha para promover sua própria empresa, um DJ não toca música dentro de um quarto só pra ele, um designer gráfico não enche seu studio de posters, um pintor não pinta um quadro para por na sua sala, uma estilista não cria roupas para serem usadas em casa, um cantor/interprete não canta sozinho todos os dias no chuveiro, um ator não atua sozinho nas madrugadas escuras.
O que essa nova geração precisa observar mais é, ser um bom profissional criativo é resultado de somas de trabalhos satisfatórios realizado para marcas ou produtos. Não canalize todos os seus esforços produzindo seu próprio material, não tente se vender sendo o MELHOR sem ter o melhor pra apresentar, não fique esperando que pessoas do mesmo segmento inflam seu EGO, não espere que seu amigo de sala compartilhe seus trabalhos. O que você precisa de verdade é ter um conjunto de obras em seu nome, são esses trabalhos que pessoas vão olhar e vão analisar o quanto você é bom e capaz de executar o que se propõe com excelência.

Não estou aqui para dizer que não devem ter uma boa marca ou identidade visual, estou aqui para AFIRMAR que o cliente ou amigo ou seguidores, vão entrar em suas páginas ou sites em busca dos seus resultados em seus portfolios.

Vamos ter mais cuidados nos grupos, nas redes sociais, na vida profissional, pois posso AFIRMAR que, 99% dos clientes que virão te pedir algo não estão dentro desses grupos. Claro, pode ter um profissional que precise de outro para executar um trabalho querendo levar uma vantagem ou não, mas a verdade é: seu EGO não vai pagar suas contas, seu EGO não vai fazer você ter tempo e dinheiro para investir em você mesmo. Assim ficou VAN GOGH com muitos alto-retratos, mas que morreu pobre.

ma dica: vai ser MUITO mais vantajoso você criar uma marca ou identidade visual para uma grande empresa no qual vai te dar um grande destaque por um orçamento baixo, ao contrário de que todo mundo espera MUITO dinheiro de quem tem muito, do que você gastar muito dinheiro tentando se promover impulsionando seus posts de auto ajuda, frases e reflexões do cotidiano.

Seja SIMPLES para você e SEJA muito para os outros.


Comments

comments